O serviço de emergência por meio de mensagens texto via celular (SMS) da Polícia Militar está sendo implantado no Alto Tietê, que compreende Mogi das Cruzes e outras nove cidades. O chamado 'SMS-e' é um programa pioneiro no Brasil, lançado pelo Governo do Estado em dezembro de 2011 e tem por objetivo facilitar o acionamento da PM por pessoas portadoras de algum tipo de deficiência auditiva ou oral.
De acordo com o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA/M-12), o sistema está em fase de implantação na região. Isso considerando a necessidade de facilitar o cadastro das pessoas com deficiência auditiva ou surdas junto a Policia Militar do Estado de São Paulo, para que essas possam utilizar, via SMS, os telefones de emergência 190.
Questionado sobre em que fase se encontra este processo, o setor de Comunicação Social do CPA/M-12 esclareceu que "atualmente estão sendo habilitados os policiais que serão responsáveis pelo cadastramento das pessoas com deficiência auditiva, bem como os policiais que irão operar o sistema".
O CPA/M-12 informou que ainda não há uma data prevista para que essa ferramenta passe a operar no Alto Tietê. Isso porque a implantação da mesma exige o cumprimento de uma série de etapas. Entre elas, o cadastramento do celular das pessoas portadoras de deficiência junto a Policia Militar.
Assim que o serviço estiver disponível na região, apenas os aparelhos cadastrados estarão habilitados para enviar as mensagens SMS diretamente para o telefone 190. O SMS-e já vem sendo utilizado pelo Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo (COPOM-SP).