As margens da represa de Paraitinga, em Salesópolis, receberão 110 mil mudas de árvores nos próximos meses, sendo que as primeiras foram plantadas ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo ele, em três anos já será possível ver mata fechada no local, o que ajudará na formação de mais chuvas para região.
Durante evento realizado no local, o tucano afirmou que a ação integra a quarta etapa do Programa Nascentes, que tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger 6 mil quilômetros de cursos d'água. "Essa é a primeira etapa do plantio. Hoje nós temos aqui mais uma passo do programa. No município de Salesópolis nós vamos recompor a mata ciliar das margens da represa de Paraitinga, que integra o Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat). As outras quatro represas do sistema também receberão essa ação", explicou.
Segundo Alckmin, nesse primeiro momento, serão plantadas árvores nativas de diferentes espécies em 66 hectares, entre elas ipê e sibipiruna. "Plantamos a partir do nível máximo da represa, de onde ela não pode passar, mesmo que esteja com 100% de sua capacidade", acrescentou. As mudas são produzidas por presos de oito presídios do Estado.
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) vai investir R$ 3,1 milhões com o plantio e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) é quem executa. "Ela planta, cerca a área e mantém por três anos. É preciso matar as formigas, as pragas, replantar as mudas que morreram e tudo isso vai ser feito aqui. A recomposição das margens vai evitar o assoreamento das represas e rios, melhorar o ciclo das chuvas, recompor a natureza, a flora e a fauna. É uma grande conquista para a região", acrescentou.
O governador afirmou ainda que em um ano após o plantio já será possível sentir algumas diferenças. "Pode estar perto da represa e ter umidade, em três anos já teremos mata fechada e o cenário será outro", completou.
Estrada
Durante o evento, o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael (PSD), e deputados estaduais André do Prado (PR) e Luiz Carlos Gondim (SD), cobraram ajuda do governo do Estado para pavimentar a estrada dos Remédios, com extensão de dez quilômetros, que liga o município a Guararema.
"Nós vamos ver a viabilidade de liberar recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) porque sabemos da importância dessa via para o turismo e para a produção rural".