Desde que a etapa de discussão pública para a revisão do Plano de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes foi iniciada, em setembro, a Secretaria Municipal de Transportes recebeu 207 contribuições da sociedade civil para a elaboração do processo. Durante este período foram realizadas reuniões setoriais com segmentos ligados ao tema e lideranças comunitárias. Um canal para que os mogianos acompanhem o desenvolvimento do plano foi colocado à disposição.
De acordo com o balanço apresentado na primeira Audiência Pública de Diagnóstico, a maior parte das sugestões refere-se a questões relacionadas ao transporte público, sendo 63 ao todo. Na sequência aparecem as contribuições dadas em relação ao trânsito. Já a terceira posição do ranking é ocupada pelo sistema viário.
A diretora da Secretaria de Transportes, Priscila Freira Silva, que coordena o plano, destaca a importância da participação da população.
Mobilidade
"O Plano de Mobilidade não termina quando ele é encaminhado para a Câmara Municipal e vira lei. Depois disso é que ele começa. É importante a população participar das reuniões ou mesmo se informar no nosso site onde disponibilizamos todo o material para que possam conhecer este assunto. Apesar de estamos tendo essa contribuição, sempre dá para melhorarmos e, claro, não faz sentido fazer um plano sem que a população participe", disse Priscila.
O plano contempla ações a serem desenvolvidas pela administração municipal ao longo dos próximos anos, a fim de buscar melhorias na circulação não apenas de veículos, mas também de pedestres, ciclistas e do transporte coletivo.
A Audiência Pública de Apresentação das Propostas será realizada no próximo dia 21, às 9 horas, na Câmara Municipal de Mogi. Para enviar sugestões ou acompanhar o andamento do processo de revisão basta acessar o site oficial da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br) e seguir para o link "Plano de Mobilidade Urbana", localizado na página inicial.