O vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra (PSB), apresentou ontem aos parlamentares algumas alterações que foram feitas nas regras para as eleições de 2016. Entre as mudanças aprovadas, está a redução do tempo de campanha que ficará restrita a 45 dias. O fim do uso dos cavaletes e a diminuição no tamanho das propagandas também foi anunciado. O vereador ressaltou que agora, o candidato vai precisar de pelo menos 10% do quociente eleitoral para conquistar uma vaga no Legislativo.
Bezerra afirmou que as mudanças realizadas na lei eleitoral terão um grande impacto na disputa de 2016. "Participei na semana passada de um ciclo de palestras do PSB para falar das mudanças das regras eleitorais. Hoje, por exemplo, temos uma infinidade de cidades onde os candidatos se elegem com poucos votos. Agora, essas pessoas não poderão mais entrar na "rabeira" de alguém. Isso é muito importante. Ele vai precisar ter o mínimo de votos", acrescentou.
Para o parlamentar, a redução do tempo de propaganda eleitoral também vai afetar os candidatos. "Cada um vai se virar em torno de seus próprios recursos. Isso vai ser bastante difícil. Essas alterações nas leis eleitorais são importantes", ressaltou.
Entre as mudanças está o prazo da propaganda eleitoral que vai passar do dia 5 de julho para 15 de agosto. O mesmo prazo será seguido para o registro eleitoral. O período de filiação passa a ser de seis meses antes da eleição, antes era de um ano. O eleitor poderá votar em trânsito para todos os cargos, desde que o município possua mais de 100 mil habitantes. O pedido para isso deve ser realizado com antecedência de 45 dias.
Zika preocupa
Bezerra aproveitou para falar também sobre o problema da microcefalia registrado no Nordeste do Brasil. A causa mais provável, apontada até o momento, é a Zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. O vereador, que é médico, solicitou a intensificação da campanha contra a dengue no município.
O parlamentar reforça que os casos de microcefalia causam grande apreensão. "Este ano, tivemos um número absurdo de casos de dengue. Essa semana tem circulado nos jornais um problema bastante sério que são os casos de microcefalia. Foi encontrado na placenta o Zika vírus. E a melhor forma de prevenção da dengue e Zika é a campanha de conscientização", alertou o parlamentar..