O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), desembargador José Renato Nalini, defendeu a importância da conciliação durante solenidade na Câmara de Biritiba Mirim, em que recebeu o título de Cidadão Biritibano. Ele argumentou que as pessoas devem dialogar antes de procurar a Justiça. O desembargador já recebeu homenagem semelhante em outras cidades do Alto Tietê, entre elas Mogi das Cruzes, Suzano e, mais recentemente, Salesópolis. O presidente analisou que a homenagem reflete o trabalho que é desenvolvido pelo TJ.
Nalini aproveitou a cerimônia para lembrar que o diálogo deve ser o primeiro instrumento para resolver um conflito. Ele argumentou que muitos problemas podem ser tratados fora da esfera judicial e mesmo assim ter um desfecho positivo para as partes. "A Justiça precisa ser reservada para as grandes questões. Temos que resgatar aquela iniciativa de procurar a pessoa com a qual temos uma diferença e conversar francamente. Os advogados podem auxiliar nisso, pois eles são essenciais na administração da Justiça", destacou.
O presidente do TJ esclareceu que quando recursos são gastos para solucionar situações que poderiam ser resolvidas por meio da conciliação, outros setores são impactados. "Temos um equipamento muito complexo e dificultoso para uma nação que necessita de tantos outros benefícios. A Justiça é importante, mas temos que nos preocupar também com saúde, educação, transportes", afirmou.
O desembargador agradeceu a homenagem e disse que ficou honrado por receber o título de uma cidade inserida em uma região ambientalmente protegida. O vereador Marcelo Batista de Miranda Melo (PR) foi o autor do projeto que concedeu a honraria. Ele justificou que as ideias do desembargador e sua posição motivaram a homenagem. "Ele tem uma história importante. Existe a compatibilidade de pensamentos e a clareza de ideias. Para nós, é um presente tê-lo como cidadão bititibano".
O prefeito Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), o Inho, elogiou o trabalho que é desenvolvido por Nalini no TJ. "Gostaria de agradecer pelo trabalho que o desembargador tem feito à frente do Tribunal de Justiça. Ficamos muito honrados e agradecidos", acrescentou.
O diretor do Fórum de Mogi das Cruzes e juiz da Vara da Fazenda Pública, Bruno Machado Miano, prestigiou a cerimônia. "O título de cidadão é o reconhecimento do trabalho do presidente. Ele é uma pessoa bastante fidalga, séria, competente e ética", ressaltou.
A homenagem foi acompanhada por diversas autoridades entres elas, o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva (PSD). O diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes, também prestigiou o evento.