Uma turma de operários dos empreendimentos Parque Mirassol e Miraflores da MRV, em Mogi das Cruzes, irá trocar pás e enxadas por cadernos e lápis. Três vezes por semana, eles largarão a rotina da operação no canteiro de obras para estudar. Com o propósito de contribuir para a erradicação do analfabetismo, há quatro anos a MRV Engenharia tem investido na promoção da educação básica e profissional de seus trabalhadores em todo o País, já lançando mais de 112 escolas em seus canteiros de obras, alfabetizando e capacitando cerca de dois mil operários.
Hoje será a vez de Mogi ganhar a primeira escola. A inauguração oficial acontecerá no canteiro de obras do empreendimento Parque Mirassol e a iniciativa faz parte do Programa Escola Nota 10, que é apoiado pelo Instituto MRV, que coordena a área de responsabilidade social da empresa.
O prefeito e outras autoridades municipais já confirmaram presença.
O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mogi é o parceiro pedagógico deste projeto. Os trabalhadores terão aulas nas disciplinas de português e matemática, referentes aos primeiros anos do ensino fundamental (1º a 4º ano), em um espaço que foi totalmente adaptado para se tornar uma verdadeira sala de aula, com lousa, mesas e carteiras. No canteiro, as aulas serão dadas durante o horário de expediente, às segundas, quartas e sextas, das 7h às 8h30. Após cursarem os módulos de alfabetização, os alunos poderão prestar uma prova pelo sistema público de educação para ingressar na 5ª série do ensino fundamental.
Segundo o coordenador de obras da MRV em Mogi, Marcello Pompermayer, a iniciativa vai ao encontro da política de valorização do colaborador na companhia. "Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da escolaridade de nossos funcionários, propiciando a eles a aquisição de competências fundamentais".