Mogi das Cruzes perdeu ontem o empresário João Gilberto Moro, de 65 anos, que lutava contra um câncer. Bastante engajado com as questões políticas do município, chegou a se candidatar como vice-prefeito nas eleições de 2012 pelo PTB na coligação Construindo o Futuro da nossa Mogi. Ele faleceu no instituto do Câncer, na capital, onde estava internado, deixando esposa e duas filhas. O enterro está previsto para hoje, às 8h30, no cemitério São Salvador.
Giba, como era chamado pelos amigos mais próximos, atuava ao lado do presidente do Partido Republicado Brasileiro (PRB), Marco Soares, que lamentou a perda. "Ele me ajudou muito na política. Durante este período em que já estava doente procurei que ele estivesse sempre próximo. Tínhamos planos de que viesse a integrar a diretoria executiva do partido, mas infelizmente não deu tempo. É uma perda muito grande para Mogi, pois ele respirou política, conhecia todos os bastidores além de muita experiência", disse.
A atuação política de Moro também foi destacada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD). "O Gilberto teve uma participação na vida pública e política de Mogi muito grande, intensa e efetiva. Foi chefe de gabinete do ex-prefeito Junji Abe. Uma demonstração do quanto ele se envolveu com a política e do quanto era apaixonado por nossa cidade. Mogi perde muito com a sua morte".
A perda de Moro também foi bastante lamentada pelo vereador Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR). "Mais do que um amigo, eu o considerava uma pessoa da família. Sua morte representa uma perda grande para todos nós, pois Mogi está carente de pessoas como Moro e com o comprometimento político que ele tinha", comentou.
Já o deputado Luiz Carlos Gondim (SDD) fez questão de relembrar alguns momentos marcantes da vida política de Moro. "Uma pessoa muito atuante, que transitava livremente nos mais diferentes segmentos da política. Teve um trabalho relevante como assessor durante muitos anos do nosso saudoso Maurício Najar, que cumpriu mandatos como deputado estadual e federal. Foi um excelente articulador político, mas gostava especialmente dos bastidores", avaliou.
O deputado estadual Marcos Damásio, por sua vez, ressaltou a atuação do empresário também como cidadão. " Ele deixará saudades por sua competência profissional e fidelidade, mas também por grande pai de família e amigo. Que neste momento de luto e tristeza Deus possa confortar e dar forças à sua esposa, filhas e demais familiares, que enfrentam um momento difícil e inexplicável", concluiu.