Mogi das Cruzes sedia hoje um ato de apoio à Conferência do Clima da Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é coletar pelo menos 150 assinaturas dos mogianos que vão compor o "Livro Verde" - de apoio às discussões sobre o clima no mundo para ser enviado à França. As assinaturas serão enviadas à organização em correspondência pelo Correio.
Um dos organizadores do evento, o ativista Mário Berti, afirmou que a ideia é chamar a atenção dos mogianos para estas discussões. Embora sejam assuntos mundiais, elas de certa forma, atingem todo mundo.
A COP-21, como está sendo chamada a conferência do clima da ONU, começa nesta segunda-feira, dia 30, na França, e reunirá representantes de todos os países do mundo.
A ação em Mogi ocorrerá em frente a Praça Monsenhor Roque Pinto, em frente ao Centro Cultural da codade, das 10 às 13 horas. Tendas serão montadas no local para chamar a atenção da população.
Entre as ações que poderão ser impactadas pelos municípios para amenizar os efeitos do clima são a redução de impostos para residências com telhado solar, o aumento da refletividade da cidade com telhados brancos ou vegetação, o reflorestamento da cidade e o plantio de praças arborizadas, a obrigatoriedade dos condomínios a terem áreas verdes compatíveis com o seu tamanho, a recuperação de riachos e córregos através do saneamento básico coletado e tratado e o uso da energia elétrica ou solar no transporte público, entre outras sugestões - muitas já normais em outros países.