O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), assinará a lei que cria o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura, e o Sistema Municipal de Cultura hoje, às 19 horas, em evento organizado na sede da pasta, alusivo as comemorações pela semana da Consciência Negra, com a presença confirmada do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, em São Paulo, Gil Marçal.
A criação do Conselho é uma reivindicação antiga de diversos grupos e entidades ligadas ao setor, no município. No ano passado, o prefeito Mamoru, se comprometeu em criar o órgão com o objetivo de regulamentar a atividade e proporcionar melhores condições para que a cultura do município se desenvolva, de modo que possa abranger mais pessoas e contemple os mais diversos seguimentos culturais da cidade, além de fiscalizar e sugerir o emprego dos recursos.
Além do Conselho, o Fundo, e o Sistema Municipal de Cultura também foram elaborados para contribuir com a gestão dos recursos, e decidir de que forma serão utilizados pela municipalidade, além de planejar ações para o futuro.
O Conselho, que é paritário, e será composto por 20 membros, sendo eles 10 titulares (cinco escolhidos pela sociedade civil e cinco pelo poder público), e 10 suplentes, também na mesma proporção. Após a assinatura da lei, o órgão será montado e a previsão é que os dirigentes escolhidos tomem posse em janeiro de 2016.
"O Conselho Municipal de Cultura vai contribuir para o desenvolvimento do setor no nosso município. No ano passado, as entidades culturais nos solicitaram a criação do órgão, e hoje estamos tornando esse pedido em realidade. Além da criação do hino oficial da cidade, a elaboração do Conselho também é um fato histórico, pois isso ficará para sempre na nossa cidade. Além da Saúde e Educação, que já melhoraram bastante nos últimos 2 anos e meio, também procuramos olhar com muito carinho para a Cultura em Itaquá", disse o prefeito.