A Campanha de Vacinação Antirrábica já teve início em alguns municípios do Alto Tietê, e prevê a imunizar mais de 50 mil animais entre cães e gatos neste ano. Algumas cidades darão início à campanha somente no ano que vem, como é o caso de Ferraz de Vasconcelos e Poá, quando mais de 30 mil animais devem receber a dose.
Em Guararema e Suzano, os animais já podem ser imunizados contra a raiva, que é uma doença fatal e pode ser transmitida aos seres humanos. A transmissão ocorre por meio de contato com a saliva do animal contaminado, pele ferida ou mucosa, mordedura, arranhões e até lambidas, o que pode ser suficiente para a transmissão do vírus. Os Centros de Controle de Zoonoses orientam a lavagem das feridas, imediatamente, com água e sabão e a vítima deve procurar o serviço de saúde mais próximo. O animal precisa ser observado por dez dias.
Em Suzano, a campanha é permanente e será realizada enquanto tiver demanda, no setor de Zoonoses, na rua Valdemar Augusto, 300, na Casa Branca. A meta é vacinar 40 mil cães e gatos e é necessário agendamento prévio que pode ser feito pelo telefone 4741-8703.
Em Guararema, a campanha começa hoje, segue até janeiro de 2016 e prevê a imunização de 8 mil animais nos próximos meses. A ação vai percorrer bairros e terá 42 pontos de vacinação, entre fixos e volantes, incluindo áreas rurais.
Ontem, a campanha teve início em Biritiba Mirim. A meta é imunizar 5 mil animais, segundo informações da Vigilância Epidemiológica. Para serem vacinados, é necessário que os animais tenham idade mínima de três meses. Hoje, a ação vai acontecer no Pátio da Igreja Divino, no bairro Hiroy; amanhã será na Associação Cruz das Almas, no bairro do mesmo nome; no dia 6 a campanha será no Jardim dos Eucaliptos, na sede da associação do bairro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 4692-1294.
Em Ferraz de Vasconcelos, a campanha vai acontecer em janeiro e fevereiro de 2016. "A campanha vacinal é determinada pelo perfil epidemiológico do município", ressaltou a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta ainda afirmou que a cidade é considerada de baixo risco para a transmissão da raiva, pois não há registro de casos recentes. "A projeção da população canina e felina feita pelo Instituto Pasteur, para Ferraz, é de 16.952 cães e 3887 felinos. A meta dessa campanha é de 80% dessa população. (16.661 animais)". Além disso, a secretaria afirma que a campanha que, geralmente, é feita em agosto, "sofreu alterações nas datas nos últimos anos devido ao atraso do repasse da vacina pelo governo federal".
Em Poá, a campanha terá início no primeiro trimestre do ano que vem com previsão de aplicar 14 mil doses. No ano passado, 8.387 cães e 1.928 gatos foram vacinados. Em Santa Isabel, a previsão é dar início a campanha nem 2016, mas ainda não há data definida.