A Justiça eleitoral realizará uma campanha entre os dias 16 e 20 de novembro com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens e ampliar a participação de adolescentes de 16 e 17 anos nas eleições brasileiras, já que o voto é facultativo para essa faixa etária. No Alto Tietê, 9.394 jovens estão aptos a votar no pleito de 2016 até o momento.
A Semana de Alistamento do Jovem Eleitor ocorrerá em todo o País. O menor com idade entre 16 e 17 anos não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal. A participação do processo eleitoral é facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o futuro eleitor se dirija ao cartório eleitoral de sua cidade com a documentação necessária, que inclui carteira de identidade e certidão de nascimento.
Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que incentivará os jovens a fazer o tútulo de eleitor, os interessados em votar nas eleições municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei 9.504/1997.
A Justiça Eleitoral esclarece ainda que os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016, data do primeiro turno das eleições municipais, também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.
Alto Tietê
Na região, Itaquaquecetuba é a cidade que mais tem jovens aptos a votar, sendo 2.209 no total. Ferraz de Vasconcelos aparece como a cidade que alcançou a maior porcentagem entre as cidades do Alto Tietê, já que lá 1,1% dos eleitores tem entre 16 e 17 anos. A cidade com menor número de jovens eleitores é Salesópolis, onde apenas 92 adolescentes possuem título de eleitor.