O advogado Marcelo Inocêncio foi reeleito presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes com 1.067 votos. O advogado José Beraldo, que concorria ao cargo, recebeu 375 votos. O pleito teve ainda 30 eleitores que votaram em branco e outros 38 que anularam o voto. A eleição para presidente foi feita manualmente. Na ocasião, os advogados puderam escolher ainda o presidente da OAB-São Paulo. Em Mogi, o candidato João Biazzo Filho, da chapa 15, foi o vencedor na disputa estadual com 510 votos, porém, o novo presidente da OAB-SP só será divulgado hoje.
Em Mogi, Inocêncio afirmou que, com a reeleição, um novo ciclo começará na cidade. Ele ressaltou que a principal meta da gestão é continuar incentivando a participação dos advogados. "Essa é a vitória da advocacia do bem. O resultado é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito nos últimos três anos. Temos muito o que fazer, como a ampliação do estacionamento, a reforma do prédio e a casa nova em Guararema", destacou.
O presidente, que ficará no cargo pelos próximos três anos, informou que a criação da Vara Contra a Violência Doméstica também será um dos objetivos da gestão. "Temos uma comissão da Mulher muito forte que defende essa criação. Como o tripé da OAB é defender o advogado, o exercício da advocacia e a cidadania, vamos cobrar a implantação dessa vara", defendeu.
De acordo com Inocêncio, as comissões da OAB não devem ser alteradas. "Vamos continuar incentivando a participação dos advogados e a defesa da prerrogativa, pois hoje estamos vivendo um período em que se cobra muito a seriedade das coisas públicas. Acredito que temos que cobrar muito a Ordem. A melhoria da estrutura também é constante. Queremos sempre evoluir e modernizar", ressaltou.
A vice-presidente eleita, Milene Secomandi, informou que vai atuar na inclusão dos advogados jovens e idosos.
Para Inocêncio a eleição foi disputada, mas garantiu que não ficou nenhuma rusga com a chapa adversária. "Não trabalhamos apenas para um grupo. Fico satisfeito com o resultado das urnas. Foi uma votação muito expressiva", destacou.
Em Suzano, o vencedor foi Wellington Santos, que foi eleito com 354 votos, contra 180 do atual presidente Laerte Menezes. Já as eleições para presidente da OAB-São Paulo foram mais demoradas. Resultado parcial, publicado às 20h56, apontou a chapa "Trabalho pela Advocacia", liderada por Marcos da Costa, à frente com 12.255 votos em 200 das 247 urnas apuradas.
O advogado Dirceu do Valle, vice-presidente da chapa 15, informou que, no Alto Tietê, o candidato Biazzo Filho se sagrou vitorioso.