Desde que a Prefeitura de Mogi das Cruzes assumiu a responsabilidade pela manutenção do parque de iluminação da cidade, em 28 de julho, 9.615 intervenções foram realizadas. Os dados são da Secretaria Municipal de Obras e incluem reparos como troca de lâmpadas, substituição de cabos, entre outros. Ainda segundo a pasta, durante o mesmo período foram recebidas 7.150 reclamações sobre o setor. Deste total, 7.004 já foram solucionadas.
Para o secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, a tendência é que o número de queixas venha a cair consideravelmente a partir de agora, já que quase todos os problemas pendentes foram resolvidos. "Quando houve a transferência da responsabilidade da EDP Bandeirante para a Prefeitura nós não assumimos os trabalhos do parque nas devidas condições. Mesmo assim já conseguimos 'colocar a casa em ordem", disse.
Questionado sobre possibilidade de a Prefeitura cobrar da EDP Bandeirante os valores gastos para deixar o parque de iluminação em pleno funcionamento, Rodrigues informou que a medida vem sendo estudada. "Nós estamos finalizando um relatório, onde iremos apontar todas as intervenções que foram realizadas pela Prefeitura e apresentaremos isso à EDP, para que, de alguma forma, isso seja revertido ao município. Até porque a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a transferência dessa responsabilidade ocorresse com tudo 100% em ordem, e não foi o que aconteceu em Mogi", explicou.
O mogiano que deseja solicitar algum reparo na iluminação pública do município deve entrar em contato pelo telefone 156 e acionar a opção 5 da secretária eletrônica, correspondente ao 'Ilumina Mogi- Lâmpadas queimadas'. As queixas também podem ser efetuadas pela internet, por meio do site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br/obras/ilumina-mogi).