Com o título "Educação Integral em Tempo Integral: Mogi das Cruzes, a Cidade do Saber ampliando horizontes e oportunidades", o programa Escola de Tempo Integral, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2009, foi apresentado na tarde de ontem no Encontro Nacional de Cidades Educadoras, realizado em Santo André, cidade que coordena a Rede Brasileira de Cidades Educadoras e integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras - AICE.
A iniciativa mogiana, que inicialmente havia sido inscrita como banner, chamou a atenção da organização do evento que convidou a equipe para apresentar o trabalho em uma mesa de debate.
"Foi uma experiência bastante positiva. Os participantes puderam conhecer melhor o trabalho feito em nossa cidade e tirar suas dúvidas", contou a supervisora de ensino, Valquíria Bena Tamura Nabarretti, que apresentou o programa com a supervisora de ensino, Heliana Barbosa Correa. A apresentação fez parte do Eixo Temático Cidades - Soluções Duradouras.
Com sete anos de atividade em Mogi das Cruzes, mais de 50% dos alunos da rede municipal de ensino são atendidos em período integral, incluindo a educação infantil e o ensino fundamental.
No período integral é oferecida uma ampla gama de oficinas divididas nas áreas intelectual, esportiva e cultural. Os alunos também recebem cinco refeições diárias da merenda reconhecida como a melhor do Estado de São Paulo. O trabalho mogiano foi avaliado de acordo com os princípios da Carta das Cidades Educadoras.
A apresentação contou ainda com uma pesquisa realizada com os pais de alunos do programa. Entre os dias 29 de junho e 3 de julho, foi realizada a Semana do Período Integral com atividades para os pais e alunos do programa. Uma pesquisa realizada neste período apontou que 96,8% dos pais aprovam a iniciativa, que também é bem avaliada por 92% dos alunos. As oficinas preferidas são atletismo, informática, dança, futsal, artes visuais e teatro.