A Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveram ontem o 'Dia D da Campanha Novembro Azul', que teve um Talk Show com profissionais da Saúde para tirar dúvidas sobre o câncer de próstata e orientar sobre a prevenção. 
O bate-papo, realizado no Hospital Municipal, em Brás Cubas e transmitido ao vivo pelo site da Prefeitura, teve seis especialistas: o médico oncologista e coordenador de Gestão Hospitalar da Prefeitura, Paulo Villas Bôas de Carvalho; o clínico geral Carlos Alberto de Assis Junior; o urologista Guilherme Schmidt Unterkircher; o psicólogo José Roberto Maiolo; o diretor do Hospital Municipal, Matheus Gomes; e o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.
O secretário falou sobre a importância do diagnóstico precoce. "Precisamos quebrar essa barreira do preconceito. A taxa de sobrevida é muito grande quando o câncer é descoberto rapidamente. O 'machismo' do homem acaba deixando de identificar que está com uma doença, que pode levar até a morte", comentou.
A iniciativa foi elogiada pelo técnico de segurança do trabalho, Tiago Carvalho, de 31 anos. "Vim acompanhar minha irmã em uma consulta e enquanto aguardo decidi assistir a palestra. É um evento preventivo que deve ser feito mais vezes. Um exame desse não deixa o homem menos homem. Esse pensamento precisa ser mudado e isso é questão de educação, de se informar", disse.
Até o fim do mês, homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista e não tenham realizado o exame de PSA (exame de sangue) nos últimos 12 meses, podem procurar uma unidade de saúde e solicitar o agendamento.