O deputado estadual Marcos Damasio (PR) e o colega de partido na Câmara, em Brasília, deputado Márcio Alvino, estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira. Na pauta do encontro, realizado no escritório político de Alvino, em Mogi das Cruzes, estava a união dos governos federal e estadual para alavancar o turismo ferroviário no município. O coordenador de Turismo da cidade, Fábio Barbosa, também participou da reunião.
Aos parlamentares, Barbosa apresentou um breve balanço das ações desenvolvidas nesse setor pela Prefeitura de Mogi nos últimos anos, além das Associações Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Nacional de Preservação Ferroviária, das quais é sócio-colaborador. "Junto à CPTM, temos trazido o Expresso Turístico, cada vez mais lotado e, em alguns casos, com fila de espera. E nas associações, conseguimos trabalhar a infraestrutura e a malha ferroviária", contou Barbosa.
O deputado Marcos Damasio relatou a Alvino, colega de partido, as buscas dele por investimento no turismo ferroviário de Mogi. "Já apresentei indicações à CPTM para aumentar o número de viagens do Expresso Turístico até a cidade e também apresentei emenda na LOA (Lei Orçamentária Anual) para que sejam liberados R$ 500
mil para infraestrutura ferroviária em Sabaúna. O distrito tem potencial turístico e foi muito elogiado por paulistanos na última viagem do Expresso, que tinha como tema 'a Cerveja Belga'. Quero trazer este trem em definitivo a Sabaúna, e todo o tipo de ação para ampliar o turismo nesta região", pontuou.
O deputado federal Márcio Alvino acolheu o pedido de Damasio e ainda acrescentou. "Me agrada saber que existem pessoas, que como eu, ama o turismo ferroviário e pensa em trabalhar politicamente neste setor. Tenham em mim um aliado e vamos, juntos, trabalhar para tornar esse sonho em realidade. Inclusive, na esfera federal, vou defender a possibilidade de estender as viagens da 353 (Locomotiva maria-fumaça) até o distrito de Sabaúna ou até César de Souza", disse.
O parlamentar se refere à locomotiva recentemente restaurada, e que desde o mês passado realiza viagens turísticas do centro de Guararema até o distrito de Luis Carlos -
também naquela cidade. "A velha 'Maria-fumaça' é forte e aguenta subir a serra até Mogi, sem sombras de dúvidas", reforçou Alvino, se referindo a uma distância de 4,5 quilômetros entre o distrito guararemense e os bairros mogianos. Presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e Patrimônio Ferroviário em Brasília, Marcio Alvino convidou Marcos Damasio e Fábio Barbosa para fazer parte do grupo político.