Uma suposta comercialização de alimentos, com prazos de validade vencidos, em um supermercado localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, é alvo de denúncias por parte do técnico de dados Fernando Quintiliano de Oliveira, de 36 anos. Um boletim de ocorrência por "crime contra as relações de consumo" chegou a ser registrado em uma das delegacias da cidade. Além disso, órgãos como o Procon e a Vigilância Sanitária também foram acionados por ele.
De acordo com Oliveira, anteontem ele foi ao supermercado para comprar frutas, aproveitando o dia de promoções de hortifrútis. No entanto, sem perceber, acabou adquirindo quatro melões fora do prazo de validade. O transtorno ocorreu quando retornou ao estabelecimento para efetuar a troca do produto. "A data de colheita foi no dia 23 de outubro e o prazo de validade era até o último dia 16. Depois de comprar a fruta, levei para casa e, ao consumir, vi que um dos melões estava azedo. Ao retornar para o mercado vi que o produto, mesmo vencido, estava sendo distribuído aos clientes como degustação", contou.
Segundo o reclamante, ele ainda chegou a ser ofendido por funcionários do supermercado. "Procurei pelo gerente e ele não quis me atender. O responsável pelo setor, ao constatar que a fruta estava mesmo vencida, disse que eu poderia levar a mesma quantidade de produto, gratuitamente, mas que teria que chamar o gerente, pois não havia mais melões no mercado. Foi então que o encarregado veio e me tratou de forma ignorante, utilizando palavrões e dizendo que eu iria levar o que ele quisesse. Caso contrário, deveria procurar meus direitos. Foi o que eu fiz", comentou.
Após registrar boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes, onde os três melões foram recolhidos para perícia, Santos entrou com um processo no Procon e também protocolou a denúncia na Vigilância Sanitária, solicitando a verificação das reclamações e fiscalização do estabelecimento.
A reportagem tentou entrar em contato com o supermercado citado, mas, até o fechamento desta edição, não obteve sucesso.