Os usuários que passarem pelas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão participar da 10ª edição do Livro Livre, projeto que distribui gratuitamente exemplares aos usuários para disseminar uma corrente de leitura. A ação começou ontem e vai até o dia 27 deste mês. 
Durante a ação de lançamento, a biblioteca itinerante esteve também na Estação da Luz para que os usuários escolham um exemplar.
O objetivo é estimular o "Bookcrossing", movimento que inspirou o Livro Livre CPTM e que ocorre em vários lugares do mundo com um convite: deixar o livro em locais públicos, como uma estação ou banco de trem, para que outro leitor o encontre e, após a leitura, faça-o circular, ampliando o acesso ao conhecimento.
O Projeto Livro Livre também terá debates e distribuição de exemplares em mais três dias: hoje será na Estação Tatuapé, na Linha 11-Coral; amanhã, na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante e na sexta-feira na Estação Osasco, que serve as linhas 8 e 9-Esmeralda.
Desde o início do projeto, em 2006, já foram doados mais de 130 mil livros.