A tragédia que aconteceu no município de Mariana, em Minas Gerais, mobilizou pessoas do país inteiro e o Alto Tietê também está entre as ações de socorro às vítimas do acidente envolvendo o rompimento das barragem que matou 11 pessoas e deixou milhares sem água potável. Os animais também foram afetados e algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) estão arrecadando rações para enviar à cidade mineira.
Em Suzano, a Escola Estadual Masaiti Sekine, no bairro Boa Vista também virou ponto de arrecadações de água. O local vai receber os donativos até quinta-feira, dia 19. Até o momento, foram arrecadados 20 galões de água, sendo dois de dez litros e 18 de cinco, segundo o professor da instituição Renato Bittencourt. "A iniciativa da campanha é da Universidade Mackenzie. Uma professora de lá pediu um espaço para arrecadações e cedemos a escola. Dia 19, eles vão enviar uma carreta para buscar os galões", explicou. A escola está localizada na rua Itapeti, 530.
Além do município suzanense, os mogianos também se mobilizaram em prol dos mineiros e a cidade já conta com três pontos de arrecadação de água. Segundo uma das voluntárias, Paula Ribeiro Gomes Marques, de 33 anos, Mogi das Cruzes conta com três pontos de doações; paróquias Nossa Senhora do Rosário, na Vila industrial; São Sebastião, no Jardim Ivete; São Benedito, em César de Souza, onde haverá carretas para buscar os donativos, no dia 20.
Além de água, quem puder ajudar com roupas e alimentos, também podem levar à um dos locais de arrecadações. Paula comentou sobre a sensação de poder ajudar as vítimas em Minas. "É, na verdade, obrigação de cada um. Piedade virtual e boa intenção é bom, mas agir e tentar mobilizar o máximo de ajuda possível só traz paz ao coração. É dever!", frisou.