Na última quarta-feira, 25 de novembro, foi o Dia Internacional do Doador de Sangue - data que busca sensibilizar novos doadores e fidelizar os já existentes. No Alto Tietê, os bancos de sangue dos municípios de Mogi das Cruzes e Suzano buscam novos doares.
Suzano recebe cerca de 40 à 50 doadores por dia, porém, em novembro este número diminuiu. "Esse mês aconteceu o inesperado, tivemos uma queda no número de doadores. Estamos recebendo uma média de apenas 25 doadores por dia", comenta a responsável pela recepção do banco de sangue suzanense, Juliana Salvador.
Segundo ela, a queda no número de doações geralmente normalmente ocorre só em julho, período de férias de estudantes e trabalhadores. Juliana ressalta ainda que o mês de dezembro é o período em que mais doações são necessárias. "É o mês que pessoas mais sofrem acidentes e precisam de sangue", destaca.
Já em Mogi das Cruzes o número de doadores varia muito, por isso não é possível estimar um levantamento diário, porém, o Banco de Sangue, instalado dentro da Santa Casa da cidade, registrou um aumento entre 20% e 30% no número de doações com a campanha do Dia Internacional.
Em 2014, cerca de um milhão de pessoas praticaram o ato de pela primeira vez, o que representa 38% do total das doações de sangue no País. Outras 1,6 milhão retornaram para doar.
Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), de pelo menos 1% da população, o Ministério da Saúde busca aumentar esse índice. 
Vale lembrar que a doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independende do parentesco. Para quem desejar ajudar, o Banco de Sangue de Suzano fica na Santa Casa da cidade, na avenida Antônio Marquês Figueira, 1861, centro, e funciona de segunda a sexta, das 8 às 13 horas. Em Mogi das Cruzes, as doações são realizadas também na Santa Casa, na rua Coronel Souza Franco, 1148, centro, de segunda a sexta feira, das 7h30 às 12 horas .
É preciso apresentar um documento original com foto e ter entre 18 e 60 anos de idade. Para os menores, é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e estar bem alimentado.