O Sistema Municipal de Saúde (SIS) contará com um novo telefone para agendamento de consultas e marcação de exames. Trata-se do 160, que será lançado oficialmente pela Prefeitura de Mogi das Cruzes amanhã, às 10 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Mogilar.
A implantação do novo telefone, que passará a valer integralmente a partir de janeiro, tem por objetivo facilitar o atendimento. Isso porque o novo número, composto por apenas três dígitos, é mais fácil de ser memorizado do que o atual 0800-770-5585.
Em entrevista à Rádio Metropolitana, na manhã de ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) destacou que esta simplificação segue uma tendência que já vem sendo executada nos demais serviços públicos. "O telefone de acesso ao SIS vai mudar para simplificar a vida das pessoas. Hoje é o 0800-770-5585, um telefone antigo, complicado e que eu não consigo guardar de cabeça. Nós vamos simplificar. A partir do dia 1º de Janeiro, o SIS vira SIS-160. Muito mais fácil e mais ágil, para melhor atender a população. Assim como ocorre com a Central de Urgências, Remoções e Emergências que é a CURE 192, e o Ilumina Mogi que é o 156, a marcação de consultas será SIS-160", disse
Bertaiolli destacou ainda que durante o evento de amanhã também será entregue o cartão SIS de número dois mil. "O Sistema Integrado de Saúde (SIS) não para de avançar. Saúde é a nossa prioridade. Inauguramos equipamentos importantes, como a Unica em Jundiapeba, o Hospital Municipal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio. Mas, tudo isso, precisa ser muito bem administrado, através de um sistema inteligente, que sempre está em aperfeiçoamento. Precisamos organizar o sistema para que ele seja mais ágil e resolutivo. Para isso, criamos o  cartão SIS e vamos comemorar 200 mil entregues", comentou.
"O cartão é o prontuário eletrônico de todos os mogianos. Todo mundo que mora em Mogi tem que fazer o seu cartão, que é gratuito. Por meio dele o paciente vai ter o seu número, que é o prontuário. Pelo telefone, o cidadão marca a consulta, faz os exames e tudo fica registrado no histórico para que, quando precisar de outro exame médico, esse histórico possa ser acompanhado, independentemente da unidade de saúde que ele for", explicou.