Alto Tietê terá 20 escolas estaduais reorganizadas a partir de 2016, segundo informações da Secretaria de Estado da Educação. A lista com os nomes das unidades deve sair a partir de amanhã e o número de alunos reorganizados hoje. As instituições de ensino que terão uso encerrado serão destinadas a escolas técnicas ou para as prefeituras.
Em coletiva de Imprensa realizada na manhã de ontem, o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, informou detalhes sobre as mudanças na rede de ensino. Ao todo, serão 1.464 escolas reorganizadas em todo o Estado. Das 5.147 unidades, 754 serão transformadas para atender apenas um ciclo, ou seja, alunos de uma mesma faixa etária. Na ocasião, foi divulgado que, a partir do ano que vem, 43% da rede estadual de ensino vai funcionar nesse modelo, atingindo 2.197 unidades.
"O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O rol de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino", explicou Voorwald.
Além disso, 799 unidades escolares serão destinadas a atender apenas alunos do ensino médio, ou seja, 7% a mais do que as que existem hoje. A nova medida do governo estadual ainda vai reabrir 2.956 salas ociosas.
Hoje, o Estado tem 3,8 milhões de estudantes matriculados em 5.147 escolas. A pasta informou que a reorganização vai resultar no aumento de 175% de escolas de segmento único dos anos finais, que passará de 206 para 566.
Segundo a Secretaria da Educação, os pais e alunos também serão comunicados sobre os detalhes da mudança no chamado Dia "E", em 14 de novembro, quando a comunidade escolar terá a oportunidade de ouvir os representantes da Educação e esclarecer dúvidas em todas as escolas do Estado. No entanto, a falta de informações mais claras provocou vários protestos contra o possível fechamento de unidades no Alto Tietê nas últimas semanas.