Seguindo a tendência que ocorre em todo o Brasil, o Alto Tietê teve 8.891 postos de trabalho fechados nos últimos 12 meses. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem, as 10 cidades da região contrataram 129.152 mil pessoas entre setembro de 2014 e o mesmo mês deste ano, no entanto, elas demitiram 138.043 durante este período. A cidade que mais perdeu vagas foi Mogi das Cruzes, que já demitiu 47.930 mil pessoas, seguida de Itaquaquecetuba e Suzano. (veja o quadro).
A queda de oportunidades nas indústrias mogianas contribuíram para a diminuição de cargos nos últimos meses, pois ocorreram mais de 6 mil demissões no setor, enquanto apenas 4,5 mil foram admitidos. O mesmo ocorreu em Itaquá, onde mais de 7,5 mil pessoas deixaram de trabalhar no setor industrial, e apenas pouco mais de 5 mil tiveram o registro em carteiro realizado.
O único município que atingiu um saldo positivo neste período foi Poá, que mais contratou do que demitiu. As vagas no setor de Construção Civil foram importantes para o resultado. Para se ter uma ideia, no mês passado, construtoras e empresas admitiram 94 funcionários, sendo que apenas 39 foram demitidos, o que manteve o saldo positivo. O comércio também mais contratou que despediu na cidade.
Os números do Caged mostram que a cada mês o número vagas que desaparecem do mercado aumenta. De agosto para setembro foram 1.457 postos de trabalho extintos. De janeiro a setembro já são 5.300 vagas perdidas na regi.
Em todo o Brasil, a perda total foi de 1.238.628 postos de trabalho nos últimos 12 meses.