Pouco mais de 36,5 mil meninas, entre 9 e 11 anos, ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) na rede pública estadual. Os dados são do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes e região. Em todo o Estado, são 400 mil meninas que ainda não tomaram a dose, segundo afirmou a Secretaria de Estado da Saúde. No total, 59 mil crianças deverão receber a vacina em todo o Alto Tietê.
Apesar da quantidade de pessoas que ainda precisam ter a segunda dose aplicada, a diretora de saúde do GVE, Maria Teresa Gagliazzi, destaca que a região caminha para alcançar a meta de 80% de meninas imunizadas. "Estamos com percentual de imunização com a segunda dose que chega a 30,4%, muito parecido com o que é apresentado hoje em todo o Estado. Os municípios também estão engajados, trabalhando muito nisso com campanhas. Até o final do ano, esperamos ter esse restante imunizado", explicou.
Outro fato que a diretora chamou atenção é quanto ao resgate de meninas que ainda não haviam tomado nem a primeira dose, no início da campanha. "Na primeira etapa foram 52% de pessoas que tomaram a dose, agora conseguimos recuperar um percentual que ainda não havia tomado essa primeira vacina e chegamos a 61,4% de meninas imunizadas".
O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação é de seis meses, no entanto, ainda existe a terceira dose, que deve ser ministrada depois de cinco anos de tomada a primeira vacina. Com todas as aplicações em dia, Maria Tereza garante que a imunização é quase que total. "Não temos estudos para explicar a eficácia da vacina com uma ou duas doses tomadas, entretanto se a menina recebeu todas as vacinas o percentual de imunização é próximo dos 100%", finalizou a diretora de saúde.