Eleito para mais um ano na presidência da Câmara de Poá, o vereador Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, disse em entrevista ao Dat que pretende administrar o Legislativo no próximo mandato da mesma maneira como vem fazendo desde que assumiu a cadeira principal da Casa de Leis, no começo de 2015: dando voz à população e condições para parlamentares e funcionários trabalharem.
Ele foi reconduzido ao cargo de forma unânime em sessão extraordinária realizada na noite de anteontem, logo depois da sessão ordinária.
Mário Sumirê destacou que se sente contente e entusiasmado em "liderar os vereadores" e que valoriza a participação da população, mesmo que isso possa causar pressão no plenário. "Discussão é sempre bom, a unanimidade não é legal para a cidade. Mas também atuo como pacificador, porque às vezes a pressão da população é muito grande. Mas eu gosto disso. E gosto de ver que os vereadores não se acomodam e ficam entusiasmados. Mas nem sempre é fácil".
Quanto às mudanças ocorridas no primeiro mandato, o vereador explicou que reorganizar os departamentos foi um dos pontos altos da administração. "Durante a minha gestão posso dizer que dar condições para que os vereadores possam trabalhar e atender ao público, com acesso à Internet, foi um dos pontos fortes. Nós também enxugamos a Câmara e reorganizamos os nossos departamentos para funcionarem melhor".
Sobre a relação com a Prefeitura de Poá, Mário Sumirê afirmou que a Câmara fornece todo o suporte para que o prefeito Marcos Borges (PPS) possa comandar a cidade. "Tentamos dar as garantias para que o prefeito possa contemplar a cidade em favor da população. Claro, desde que esteja dentro do orçamento previsto".
Futuro
Questionado se a votação unânime o credenciaria a concorrer para outros cargos, o presidente do Legislativo adotou discurso de cautela. "Já tem pessoas falando do meu nome para disputar a prefeitura ano que vem. Eu fico contente, é um sinal de que o meu trabalho é reconhecido, mas é muito cedo ainda, tem muita coisa para acontecer. Se tiver que compor (uma chapa) ou sair (candidato a prefeito), eu estou à disposição", finalizou.