Nesta terça-feira, dia 1 de outubro, é o Dia da Pessoa Idosa, e algumas ações vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Seds), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS) e do Programa São Paulo Amigo do Idoso, firmou recentemente uma parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) com o objetivo de identificar e mapear, no estado de São Paulo, as boas práticas voltadas ao trabalho com pessoas idosas.

O projeto “Mapeamento de experiências exitosas de políticas públicas, destinadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável no Estado de São Paulo” deverá durar dois anos e prevê uma articulação entre as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) e municípios.

As primeiras reuniões entre pesquisadores e técnicos foram realizadas no fim de agosto na Unesp Araraquara e contaram com as participações dos diretores Daniele Ribeiro da Silva e Paulo Albano Filho, da Seds. O financiamento do projeto ficará a cargo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

São Paulo Amigo do Idoso

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social conta com diversas iniciativas voltadas à população idosa. Entre elas estão as 118 unidades do Centro de Convivência do Idoso (CCIs) e 69 do Centro Dia do Idoso (CDI). São serviços de proteção básica que contribuem para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo da população idosa no estado.

O programa integra também o Selo Paulista da Longevidade, que certifica os municípios paulistas que apresentam práticas voltadas para pessoas idosas, em suas políticas públicas locais. Hoje, são 298 municípios certificados, em uma das modalidades do Selo: Inicial, Intermediário ou Pleno.