Ontem foi um dia movimentado para o Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes. As bases da corporação, sediadas no distrito de Brás Cubas e no Shangai, atenderam diversas ocorrências de fogo em mata. Na área de Brás Cubas, os bombeiros estavam, até o final da tarde, empenhados no atendimento a queimadas em pontos isolados.
No Shangai, a situação não era diferente e as viaturas não deram conta de atender a todos os chamados de fogo em mato que surgiam, simultaneamente. Por isso, segundo os bombeiros, as solicitações eram atendidas na sequência em que chegavam.
O Mogi News flagrou, por volta das 17h20, um grande incêndio em área de mata, na altura do 1.181 da avenida Lothar Waldemar Hoehne, no Rodeio, em Mogi das Cruzes. As chamas começaram na encosta e queimavam a vegetação nativa nos barrancos, atingindo também várias árvores. Logo abaixo, certa quantidade de lixo acumulado, com pedaços de madeira jogados, ainda não havia sido atingido, porém, caso o fogo não fosse logo controlado certamente alcançaria o entulho, alastrando-se para outros pontos do matagal. Devido à altura das labaredas, o calor para quem passava na calçada, logo abaixo, ou mesmo para os motoristas que trafegavam pelo local, era insuportável.
O MN comunicou os bombeiros sobre o fato. As queimadas podem se originar a partir de uma simples bituca de cigarro dispensada pela janela do carro, até pela atitude errada de algumas pessoas de atearem fogo nos terrenos com o intuito de "limpá-los".