O departamento de Fiscalização de Posturas da prefeitura de Itaquaquecetuba, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito e do Conselho Tutelar, fechou mais três bares irregulares na cidade. O trabalho foi realizado durante operação que tem como objetivo coibir o som alto em estabelecimentos comerciais, festas clandestinas e veículos conhecidos como pancadão.
As medidas atendem às reclamações de moradores que, constantemente, têm denunciado casas noturnas, bares e festas regadas a muita bebida, som alto e drogas. A Polícia Militar e a GCM também realizaram batidas em locais estratégicos para averiguar o uso e apreender entorpecentes e prender traficantes. As investidas aconteceram nos bairros Vila Virgínia, Jardim Tropical, Jardim São Armando, Caiuby, Vila Bartira e Jardim do Carmo.
De acordo com informações da Fiscalização de Posturas, no total 3 bares foram fechados e notificados para que regularizem a situação cadastral. Em um deles estava programada uma festa para 1.500 pessoas num espaço onde está autorizado para apenas 150.
"Vamos tomar as ações necessárias para coibir as irregularidades e os abusos, evitando assim o incômodo aos moradores. Essa é uma determinação minha para acabar com a baderna e o abuso de pessoas que não respeitam seus vizinhos e as famílias da cidade", disse o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB).
Cerca de 30 pessoas entre policiais militares, guardas municipais, fiscais de trânsito, de posturas e Conselho Tutelar, além de viaturas e guinchos, participarão dos trabalhos.
Segundo o PM major Tibério, essa é uma oportunidade de se combater também o tráfico de drogas, os roubos e furtos, que são muito constantes em locais de pancadão.
"Estamos colaborando nesta ação da prefeitura. É um trabalho a longo prazo, mas que dará bons resultados para a população de Itaquá", disse o major.
Na cidade existe uma lei que proíbe o funcionamento de equipamentos de som automotivos conhecidos como paredões de som nas vias públicas, praças, escolas estaduais, particulares, municipais, faculdades, postos de combustíveis, supermercados, conjuntos habitacionais e estacionamentos.