A Prefeitura de Poá oferecerá um teste rápido para identificação da dengue. A licitação para a compra dos produtos, que permitirão a realização do exame, já foi aberta. O objetivo da ação é identificar a doença ainda no início, para que as chances de cura sejam cada vez maiores.
De acordo com o secretário de Saúde de Poá, Marco Grandinni Izzo, o teste faz a captura do NS1, que "é uma proteína presente durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações, no soro de pacientes infectados com o vírus da dengue".
Segundo ele, a meta é que, com o exame, seja possível diagnosticar precocemente a doença nos pacientes suspeitos para que iniciem o tratamento imediatamente, minimizando assim o risco de complicações, e também para "dinamizar ações para o controle de uma eventual epidemia".
O secretário explicou ainda que a infecção pelo vírus da dengue pode manifestar-se de variadas formas, desde uma doença assintomática ou com sintomas brandos, até mesmo com quadros hemorrágicos de extrema gravidade. "A redução de complicações na evolução da doença e até mesmo da mortalidade estão diretamente relacionadas ao diagnóstico precoce e ao manejo adequado do doente", ressaltou.
Ele destacou ainda que a grande vantagem do kit rápido é que a doença pode ser diagnosticada entre o primeiro e o quinto dia da doença, muito antes do teste de rotina de detecção de anticorpos, que só pode estabelecer diagnósticos após o sexto dia do aparecimento dos sintomas. "Dependendo da gravidade da infecção e sua evolução, não é possível aguardar este tempo para que um diagnóstico seja definido".
O objetivo da administração municipal é que os kits médicos sejam distribuídos em todas as unidades de saúde do município, após prévia capacitação dos agentes de saúde envolvidos. "Os pacientes suspeitos, após a triagem e o exame clínico, poderão realizar o teste, obtendo o resultado no dia seguinte ou no mesmo dia, em caso de emergência".
Para a realização do exame é preciso de uma gota do sangue do paciente que, misturada aos reagentes do kit, pode indicar a contaminação. Os testes serão disponibilizados após o processo de licitação, que tem data marcada para acontecer no dia 26 de outubro.