Damas e cavalheiros vestidos com trajes característicos do século passado, comércios com arquitetura da mesma época, uma maria-fumaça totalmente restaurada e imponente, além de uma estação de trem que remete ao tempo em que as ferrovias eram o principal meio de transporte do País. Esse foi o cenário encontrado por quem acompanhou a primeira viagem da locomotiva 353, conhecida como a "Velha Senhora", em Guararema.
Dezenas de autoridades, entre elas o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, o deputado federal Marcio Alvino (PR), o deputado estadual André do Prado (PR), e o prefeito da cidade, Adriano Toledo (PR), participaram da viagem inaugural, que saiu do distrito de Luís Carlos acompanhada de queima de fogos promovida para comemorar a data.
O som da maria-fumaça emocionou não apenas aqueles que ocupavam os três vagões que acomodam 142 passageiros, mas também os moradores que residem nas margens da ferrovia. Algumas famílias foram até os portões e sacadas para fotografar a locomotiva fabricada em 1927, nos Estados Unidos, e que pertencia à Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Valores
A viagem de maria-fumaça será aberto ao público no próximo dia 24 e acontecerá sempre às sextas, sábados, domingos e feriados. De acordo com a Regional do Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que administrará os passeios, o trem vai funcionar com partidas às 10 horas (chegando de volta em Guararema as 12h30) e 15 horas (com retorno às 17h30). O passeio terá duração de duas horas e meia. Os interessados já podem fazer reversa pelo email [email protected].
"O passageiro vai embarcar na estação do centro e seguir até Luis Carlos. Ele ficará no distrito por 1h30 e em seguida voltará para o centro", explicou o prefeito de Guararema. O valor da viagem será de R$ 50, mas está previsto um desconto para os moradores da cidade. O valor será divulgado em breve pela ABPF. O bilhete deverá ser vendido pela metade do preço.
Segurança
Como o trem circulará por parte da ferrovia onde também passam os trens de carga da concessionária MRS Logística, os maquinistas do "Trem de Guararema" receberam um treinamento de 90 horas. "A viagem é segura e pensada para o bem-estar do passageiro. Nos vagões haverá funcionárias que atuarão como uma espécie de guia de turismo e passarão as informações necessárias". (C.M.)