As obras de reurbanização do Miguel Badra Baixo, em Suzano, começaram ontem, na estrada do Preju, e devem ser concluídas ainda neste ano. Porém, a finalização de todo o projeto deve ocorrer em 12 meses, segundo adiantou a secretária de Obras e Infraestrutura Carmem Lúcia Lorente, durante vistoria no local. Moradores da região destacaram os prejuízos que têm com as atuais condições das vias públicas e dos riscos de acidentes.
A poeira e a quantidade de buracos na estrada são as principais queixas de quem vive nas proximidades. "O pior dia é quando chove. Só faltam os carros passarem por cima da gente, porque nem calçada tem, mas preciso passar aqui todos os dias para levar as crianças na escola, ainda mais porque já vimos atropelamentos, inclusive fatais, por aqui", contou a dona de casa Jucileine Viana Silva, de 35 anos. O início da obra trouxe boas expectativas para ela. "Agora, eu espero melhorias e condições de passar a pé nessa estrada, que é perigosa".
A carroceira Marivalda Araújo, 47, destacou a poeira como principal transtorno para os moradores, principalmente para crianças que sofrem de problemas respiratórios. "Isso tudo faz mal para as crianças. Frequentemente temos que correr com elas ao médico por conta dos problemas causados pelo pó. Precisamos de asfalto", resumiu.
Para o aposentado José Prado de Oliveira, 69, a esperança é que os serviços eliminem os buracos na estrada do Preju. "Esse lugar precisa de uma pavimentação decente. Está muito esburacado. Tenho muitos prejuízos porque passo aqui todos os dias", afirmou.
A dona de casa Tereza Souza da Silva, 46, sofre com alagamentos. Para ela, a esperança é que não sofra mais prejuízos em dias de chuva. "Espero que agora melhora a situação. Quando chove, entra uma enxurrada de água na minha casa. Tenho um filho especial e ele sofre muito com isso, inclusive já pegou infecção por conta da água suja que invadiu a minha casa".