Os ferrazenses aprovaram a nova estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), situada no centro da cidade. A satisfação é comprovada pelo aumento no fluxo de passageiros que utilizam o novo local, que completou um mês de funcionamento dia 26 de setembro (sábado). De acordo com a CPTM, a estação provisória recebia 22 mil passageiros por dia. Após a inauguração, o embarque diário chega a aproximadamente 24 mil usuários.
Durante este um mês de funcionamento, o equipamento inaugurado pelo prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, junto ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebe por dia cerca de dois mil passageiros a mais.
A nova estação tem 4,8 mil metros quadrados de área construída, sete escadas rolantes e três elevadores, implantados nos acessos às Praças da Bíblia e Independência que foram urbanizadas, além de plataformas de embarque no interior da estação. Os passageiros também podem usar a nova passarela, aberta 24 horas por dia.
O local também possui acesso gratuito à Internet com capacidade de 100 megabits por segundo (Mbps). O sinal Wi-Fi atinge um raio de até 500 metros do local. A estação oferece um bicicletário gratuito com 136 vagas.
Segundo a CPTM, a estrutura do novo prédio conta com plataformas cobertas, que utilizam telhas translúcidas para permitir o aproveitamento da iluminação natural, gerando economia de energia elétrica. O local também tem sistema de captação de água da chuva, que após tratamento, é utilizada na limpeza e banheiros da estação.
A comunicação visual moderna facilita o deslocamento dos usuários no interior do edifício, que também terá lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável.
Para o prefeito Filló, o intenso movimento neste primeiro mês de funcionamento, só reforça a certeza que a entrega da estação é um sucesso. "Estou muito feliz. A nova estação ficou linda e estamos tendo um bom retorno dos usuários, que por anos sofreu na antiga plataforma. Nosso governo está focado para trabalhar em prol da população, que merece o melhor", comemora Filló.