Os prefeitos de Arujá, Abel Larini (PR), e de Guararema, Adriano Toledo (PR), solicitaram ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) a construção de novos fóruns. A audiência, da qual participou também o deputado estadual André do Prado (PR), ocorreu com o secretário-adjunto da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, os juízes assessores Fernando Bartoletti e Mário Sérgio Leite e o secretário de Administração, Eduardo Roberto Alcântara.
De prático ficou acertado pelo TJ que haverá uma nova reunião, nos próximos dias, com juízes e promotores do Fórum de Arujá, para fazer os encaminhamentos necessários para que esta demanda tramite de forma mais rápido possível.
No último dia 8, o pedido já havia sido reforçado ao secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo Cesar. Conforme destaca Larini, a construção do novo Fórum, em terreno de 10 mil metros quadrados já doados pela Prefeitura de Arujá, na rua Major Benjamin Franco, é fundamental para a qualidade do Judiciário arujaense.
"O imóvel atual está inadequado e pequeno para dar celeridade aos processos judiciais. Por isso, precisamos do apoio do TJ para que a obra se concretize", disse o prefeito. A situação foi reforçada pelo deputado: "É um investimento muito importante para Arujá".
Da mesma forma, o prefeito de Guararema lembrou que o imóvel do Fórum existe há muitos anos. "Quando o local foi construído, Guararema era diferente, com menos habitantes, e com o crescimento do município o Poder Judiciário da cidade não acompanhou", argumentou.