Mogi das Cruzes tem 17 quilômetros de ciclovias e vai ganhar novos quilômetros de ciclofaixas na região central da cidade a partir do mês que vem, segundo informações da Secretaria Municipal de Transportes. Este novo trecho faz parte do Programa Pedala Mogi, que acontecerá aos domingos, das 8 às 13 horas, até fevereiro de 2016.
Atualmente, as principais ciclovias do município mogiano estão localizadas nas avenidas Miguel Gemma, Adhemar de Barros, Anchieta, Pedro Romero, Francisco Rodrigues Filho, Yoshiteru Onishi e Complexo Julio Simões.
Nesta semana, equipes da pasta já estavam sinalizando as vias do centro de Mogi com as ciclofaixas que vão passar pelas ruas Major Pinheiro Franco, Antonio Cândido Vieira, Navajas e Capitão Manoel Caetano.
O Programa Pedala Mogi será lançado dia 15 de novembro e será um circuito de bicicleta com ponto de partida e chegada no Parque Botyra Camorim Gatti. A ação acontecerá todos os domingos até o próximo 18 de fevereiro. Segundo a Secretaria de Transportes, o trajeto, que será de 2,7 quilômetros, tem como objetivo "mostrar às pessoas a beleza da região central, dentro do processo de revitalização e valorização que vem sendo colocado em prática pela administração".
A pasta revelou que "o Pedala Mogi prevê também 11 pontos de visitação e apreciação: Parque Botyra, Shangai, Biblioteca Municipal, Largo Bom Jesus, Teatro Vasques, Largo do Carmo, Praça Coronel Almeida, Praça Monsenhor Roque de Barros, Centro Cultural, Largo do Rosário e Mercado Municipal".
A Secretaria ainda informou que, ao longo do percurso, haverá 25 pontos com pessoa orientando os ciclistas. Eles estarão uniformizados com coletes e bandeirolas. No entanto, todo o trajeto vai contar com a sinalização das ciclofaixas, além de cones de isolamento e pontos de hidratação com distribuição de água. Ainda terá seis pontos com bicicletários na Praça do Shangai, Largo Bom Jesus, Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, rua Presidente Rodrigues Alves e Largo do Rosário.