Neste mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa, a Prefeitura de Itaquaquecetuba preparou uma programação com palestras, exames, caminhada e partida de vôlei. A abertura, segundo a administração municipal, acontece nesta terça-feira (1/10) com a iluminação da fachada da prefeitura e da praça Padre João Álvares, no centro.

No próximo dia 18, às 14h, será realizada uma palestra de prevenção ao câncer de mama na Casa da Mulher (rua Guariri, 261- Vila São Carlos). No dia seguinte (19), às 7h30, haverá uma caminhada contra o câncer de mama e o ponto de encontro será no Parque Ecológico (rua Cabrália Paulista, 100 - Estação).

A programação continuará no dia 26, das 9h às 18h, com a realização de partidas de vôlei em conscientização ao câncer de mama no Ginásio Sumiyoshi Nakaharada (rua Santa Rita de Cássia, 173 - Vila Japão). No dia 30, às 14h, acontecerá uma palestra sobre a importância da autoestima e cuidado com a saúde mental. Inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 97378-8568.

Mamografia 

Além da parceria com a Plena Saúde, pela qual serão realizados 300 exames de mamografia em mulheres de 35 a 80 anos. Todos já foram previamente agendados. Entre os dias 22 de outubro a 1º de novembro, o Largo a Vila São Carlos, em Itaquá, receberá Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito. A iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece mamografia gratuita para as pacientes com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão do SUS. Já para as mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, é necessário apresentar o pedido médico, além da apresentação do RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), sem necessidade de agendamento, com disponibilização de até 50 senhas durante a semana, e 25 aos sábados. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada.

Em caso de alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento. Entre 3 de janeiro e o último dia 28, foram realizados 25.413 exames no Estado pelo projeto. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios, incentivando as mulheres a realizarem o exame de mamografia e possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.