Os motoristas que circularam pela região central de Mogi das Cruzes se depararam com algumas mudanças no trânsito ontem. A principal alteração promovida pela Secretaria Municipal de Transportes foi a inversão de mão do quarteirão da rua Major Arouche de Toledo, entre as ruas José Bonifácio e Senador Dantas. A rua Coronel Santos Cardoso também passou a ter sentido único de direção, entre as ruas Maria Osório do Valle e Basílio Batalha. Durante o período de adaptação, agentes de trânsito orientarão os motoristas.
Na manhã de ontem, funcionários da secretaria trabalhavam para implantar a sinalização de solo e as placas na rua Major Arouche de Toledo. A esquina com a rua Senador Dantas recebeu um semáforo. As mudanças foram acompanhadas pelo secretário municipal de Tranportes, Nobuo Aoki Xiol. "A intenção é criar uma alternativa para os motoristas que estão querendo seguir para a avenida Voluntário Fernando Pinheiro ou até para a rua Brás Cubas", explicou.
O objetivo da inversão da mão de direção é criar uma nova alternativa para os motoristas que descem a rua José Bonifácio. "A mudança neste pequeno quarteirão vai possibilitar o acesso à rua Coronel Cardoso Siqueira ou a Doutor Deodato Wertheimer. Antes, o movimento na rua Major Arouche de Toledo era para fazer a travessia pela rua Padre João. Mas com a criação da praça, o movimento caiu bastante. Acredito que dentro ainda desta semana haja uma adaptação e as pessoas comecem a usar este caminho na próxima semana, principalmente, no horário de pico", acrescentou.
Opiniões
E a alteração no trecho já divide opiniões. A comerciante Maíra Campos, de 33 anos, acredita que a mudança vai prejudicar as vendas. Já a comerciante Clara Gonçalves, 52, afirmou que as adaptações no fluxo de carros deverão trazer mais movimento para a área.
Com a implantação de mão única na Coronel Santos Cardoso, no sentido bairro-centro, a maior parte da via passa a ter um único sentido de direção. "Este era um pedido dos moradores da área e do pessoal do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que tem a sede na rua", disse o secretário.