Compartilhe
Na primeira eleição com voto direto para escolha dos conselheiros tutelares, mais de 30 mil eleitores do Alto Tietê participaram da votação e ajudaram a eleger mais de 40 representantes em toda a região. Os profissionais terão a responsabilidade de proteger crianças e adolescentes vítimas de violência. Em todo o Brasil, mais de 30 mil conselheiros foram eleitos para a função.
O Conselho Tutelar, que é composto por cinco membros eleitos pela comunidade, tem a função de acompanhar as crianças e os adolescentes e decidir sobre qual medida de proteção deve ser adotado para cada caso de violência registrado. Em função de desenvolver um trabalho de fiscalização de todos os entes de proteção, o órgão possui autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. Os novos conselheiros trabalharão em forma de plantão e por escala.
Suzano foi a cidade que reuniu o maior número de votos válidos, com mais de 18 mil no total. A candidata Ana Lúcia Ferreira, a Ana do Samu, conquistou 2.272 votos e ficou com a primeira colocação.
Logo em seguida está Ferraz de Vasconcelos, com 8.868 votos válidos. Na cidade, a conselheira eleita Márcia Alves foi a mais votada, com 836 votos. Ela, ao lado de outros quatro representantes, assumirão a função em 10 de janeiro de 2016, data estipulada para os Conselhos Tutelares de todo o País.
Em Poá, a votação ocorreu em nove escolas e, embora o voto não fosse obrigatório, 3.471 poaenses foram até os postos.
Mogi das Cruzes é a única cidade que conta com dois conselhos em atividade, por isso foram eleitos dez representantes. No total, 5.526 comparecem nos postos de votação.
Em Arujá, 1.973 eleitores compareceram à eleição. Hamaitá Lima Soares foi a candidata com maior número de votos: 341
Cidades
Prefeitura de Mogi inicia obras de modernização na UBS Vila Nova Aparecida
Cidades
Câmara de Suzano vota projeto que obriga divulgação de canais de apoio emocional
Cidades
GCM realiza 102 prisões em flagrante e apreende 42 quilos de entorpecentes em quatro meses
Cidades
Estado inicia entrega domiciliar de medicamentos de alto custo em Mogi