Na primeira eleição com voto direto para escolha dos conselheiros tutelares, mais de 30 mil eleitores do Alto Tietê participaram da votação e ajudaram a eleger mais de 40 representantes em toda a região. Os profissionais terão a responsabilidade de proteger crianças e adolescentes vítimas de violência. Em todo o Brasil, mais de 30 mil conselheiros foram eleitos para a função.
O Conselho Tutelar, que é composto por cinco membros eleitos pela comunidade, tem a função de acompanhar as crianças e os adolescentes e decidir sobre qual medida de proteção deve ser adotado para cada caso de violência registrado. Em função de desenvolver um trabalho de fiscalização de todos os entes de proteção, o órgão possui autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. Os novos conselheiros trabalharão em forma de plantão e por escala.
Suzano foi a cidade que reuniu o maior número de votos válidos, com mais de 18 mil no total. A candidata Ana Lúcia Ferreira, a Ana do Samu, conquistou 2.272 votos e ficou com a primeira colocação.
Logo em seguida está Ferraz de Vasconcelos, com 8.868 votos válidos. Na cidade, a conselheira eleita Márcia Alves foi a mais votada, com 836 votos. Ela, ao lado de outros quatro representantes, assumirão a função em 10 de janeiro de 2016, data estipulada para os Conselhos Tutelares de todo o País.
Em Poá, a votação ocorreu em nove escolas e, embora o voto não fosse obrigatório, 3.471 poaenses foram até os postos.
Mogi das Cruzes é a única cidade que conta com dois conselhos em atividade, por isso foram eleitos dez representantes. No total, 5.526 comparecem nos postos de votação.
Em Arujá, 1.973 eleitores compareceram à eleição. Hamaitá Lima Soares foi a candidata com maior número de votos: 341