As famílias que invadiram algumas unidades do Residencial Topázio, no Jardim Europa, em Suzano, têm o prazo de 15 dias para sair amigavelmente do empreendimento. Caso os apartamentos permaneçam ocupados, a Justiça determinará uma desocupação forçada.
O prazo de 15 dias foi estipulado pelo juiz federal substitutivo da 2ª Vara Federal de Mogi das Cruzes, Tiago Bitencourt, e integra o processo de reintegração de posse movido pela Caixa Econômica Federal, que construiu o empreendimento destinado ao programa federal "Minha Casa, Minha Vida".
Conforme o Dat apurou, a invasão de 24 apartamentos ocorreu no início de julho. A ocupação ilegal se deu durante a madrugada, quando o porteiro do condomínio, que conta com mais de 60 blocos, foi rendido por um grupo de pessoas. O empreendimento, localizado na rua Washington Luiz, esquina com a estrada Portão do Honda, já foi entregue aos proprietários, sendo que a maioria reside nos apartamentos. Alguns que ainda estavam vazios acabaram sendo ocupados irregularmente.
De acordo com a publicação feita pela Justiça Federal, o edital informando o prazo para a saída amigável seria fixado no próprio empreendimento para que os invasores tomassem conhecimento. O Dat esteve no local e apurou que as famílias já estão sabendo da determinação judicial, mas ainda não é possível saber se a desocupação se dará de forma pacífica.
Próximo
O Residencial Santa Cecília, localizado no Jardim Varan, onde as obras estão inacabadas e, segundo os ocupantes, paradas há mais de dois anos, também foi invadido na mesma época. No local, as famílias ocuparam pelo menos 300 moradias.
Assim como aconteceu no Jardim Europa, a Caixa já entrou com um pedido de reintegração de posse que corre na Justiça. A medida inicial é que a desocupação também seja de forma amigável.