A partir de hoje, os motoristas que circulam pela região central terão que ficar atentos para mais uma mudança no trânsito. Por causa das obras da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral, trecho da rua Princesa Isabel de Bragança terá o sentido de direção invertido entre a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e rua Professor Flaviano de Melo. Outra alteração no trânsito está prevista para ocorrer no próximo dia 26 de outubro, quando o tráfego de veículos que atravessa a linha de trens no sentido Mogilar-Centro será suspenso.
Os comerciantes que atuam no entorno da praça afirmam que a rotina foi alterada depois do início das obras, e que o movimento de clientes teve uma queda significativa. "Tivemos uma queda de 40% a 50% no movimento, mas acredito que isso também está ligado à crise que o Brasil passa. Tem dias que temos mais clientes, mas existem períodos em que a venda cai. Normalmente, em datas de pagamento, a loja fica mais movimentada. Não fomos tão afetados pelo fechamento da rua Brás Cubas para pedestres, pois nossos clientes normalmente vem da estação de trem. Agora, com a interdição da linha férrea não sei como vai ser. É tudo uma experiência", avaliou a gerente Rosa Maria da Silva, de 37 anos.
A maior reclamação dos comerciantes é em relação a poeira e sujeira que a obra produz. "Tenho que limpar os instrumentos musicais pelo menos três vezes por dia, mas já limpei cinco vezes no mesmo dia. O maior problema da obra realmente é a poeira. Depois que a rua foi interditada, caiu o número de curiosos, que acabavam levando alguma coisa, mas os clientes que conhecem não deixaram de aparecer", informou o vendedor Felipe Adileu, 23.
Com a alteração promovida pela Secretaria Municipal de Transportes, os motoristas que estiverem na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco poderão acessar à direita e seguir em direção à estação ferroviária. Com o fechamento da passagem de nível para o tráfego de veículos, os pedestres poderão atravessar normalmente. Depois que a mudança for realizada, os motoristas que seguem pela rua Cabo Diogo Oliver, terão que virar à esquerda na rua Engenheiro Gualberto.
No momento, uma das máquinas instaladas no canteiro de obra escava e abre o túnel enquanto outra faz a concretagem das laterais. A expectativa é que o primeiro túnel, da Ricardo Vilela atravessando para o Mogilar, seja entregue até o fim de 2016.