O vereador Juliano Abe (PSD) apresentou um projeto de lei para que a rede municipal de Educação inclua na grade extracurricular a disciplina de História Municipal.
A proposta prevê que estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental tenham aulas sobre a história da cidade. Abe afirmou que o objetivo do projeto é valorizar a trajetória do município.
O parlamentar destacou que Mogi é uma das cidades mais antigas do Estado de São Paulo e que vem desempenhando um importante papel ao longo dos anos. Abe informou que disciplina não vai apenas valorizar o passado do município, mas também a história contemporânea.
"Uma das coisas que motivou a criação do projeto foi a reinauguração do Museu dos Expedicionários, criado na gestão do ex-prefeito Junji Abe. Agora, ele passou por uma bela reforma e foi reinaugurado recentemente junto com o estúdio de música. Fiquei constrangido por não termos a história de Mogi de forma oficial na grade curricular", disse.
Abe explicou que o projeto deve ser levado ainda para a deputada estadual Rita Passos (PSD), que preside a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa para que a ideia seja implementada em todos municípios de São Paulo. "Vamos encaminhar o projeto para que se estude a viabilidade da proposta. Assim, todos os municípios passarão a valorizar as respectivas histórias. Mogi é uma cidade muita antiga e de uma forma ou outra, toda a história brasileira passou por aqui", justificou.
O projeto de lei passará pelas comissões pertinentes antes de seguir para a votação. "Pensei em criar um projeto de lei para que as crianças também pudessem pesquisar a história contemporânea da cidade por meio dos jornais de Mogi. O projeto de lei está dentro da legalidade e constitucionalidade de outras propostas que já passaram pela Câmara sobre a grade extracurricular da rede municipal de ensino. A Comissão Permanente de Educação vai analisar e estudar a proposta", disse Juliano Abe.