O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, afirmou que vai verificar a viabilidade de Guararema receber um Centro de Convivência do Idoso (CCI). O pedido para implantação da benfeitoria foi feito ontem pelo prefeito Adriano Leite (PR) e pelo deputado estadual André do Prado (PR), durante audiência realizada em São Paulo.
Além disso, a pasta também analisará a possibilidade de aumentar a oferta do programa Viva Leite na cidade. Também participaram do encontro os secretários municipais de Governo, Irineu Cláudio Leite, e de Assistência Social, Sidnei Leal.
A implantação do CCI permitirá a ampliação dos programas já em desenvolvimento com a população da terceira idade de Guararema, como ginástica oriental, dança do salão, grupo de convivência e fortalecimento de vínculo, serviços de acolhimento para idosos e outros.
O prefeito informou ao secretário que a cidade tem hoje um Centro Municipal do Idoso, cujo imóvel foi afetado pela forte chuva da última sexta-feira e sofreu diversos estragos. "Nosso objetivo é ampliar os trabalhos que já desenvolvemos em Guararema que, por semana, atende 200 pessoas", ressaltou. Atualmente, 12,57% da população de Guararema é de idosos, conforme dados da Fundação Seade (2010). Entre os anos de 2000 e 2010, o número de pessoas com mais de 60 anos cresceu 4,4%.
O deputado e o prefeito apresentaram a Pesaro o projeto para ampliação deste espaço. "O prefeito já fez até a desapropriação de uma área, próximo ao centro, para que possa ampliar o imóvel e ofertar mais programas e iniciativas para atender a este público", lembrou Prado. O secretário estadual acolheu a solicitação e se comprometeu em verificar junto com sua equipe técnica a possibilidade atender esta demanda.
Viva Leite
Outra demanda apresentada foi a ampliação do programa Viva Leite, que é distribuído pela Associação "Olhos de Águia", no Jardim Luiza. "Este é um bairro que tem inúmeras crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social e queremos ampliar a oferta deste programa abrangendo o maior número de famílias", argumentou o parlamentar.
Pesaro informou que 526 pessoas são beneficiadas pelo programa estadual na cidade atualmente e prometeu verificar junto com sua equipe a ampliação da oferta na cidade. "Estou fazendo uma reestruturação neste programa, mas vou verificar junto com minha equipe a possibilidade de atender a este pedido", finalizou.