Educadores nigerianos do Estado de Eikiti, acompanhados por representantes do Banco Mundial, visitaram ontem a Escola Municipal Profª Maria Aparecida de Faria, na Vila Jundiaí. A unidade escolar é uma das sete escolas visitadas pelo grupo no Brasil e será uma das referências para a implantação do projeto Khan Academy na Nigéria. Em Mogi das Cruzes, a iniciativa é desenvolvida em 10 escolas por meio de uma parceria entre a Fundação Lemann e a Prefeitura.
"O trabalho tem sido ótimo. As escolas são bem engajadas e a infraestrutura é boa. Muitos professores tem se destacado", disse Fernanda Patriota Salles Ribeiro, coordenadora do projeto Inovação das Escolas da Fundação Lemann, que acompanhou os nigerianos. O grupo está no Brasil para conhecer como a plataforma é usada nas escolas, com foco no trabalho em sala de aula.
Uma das ações que chamaram a atenção dos nigerianos foi a Fórmula Khan, adaptação da Fórmula Um para estimular o uso da plataforma. Cada turma tem sua equipe, representada pelo nome da professora da classe, os alunos são identificados com carrinhos de corrida e vão avançando no circuito de acordo com seu desempenho nas atividades.