Mogi das Cruzes perdeu ontem, o ex-vereador Dirceu do Valle, de 82 anos. Professor de formação, Valle trilhou uma carreira política que é lembrada e elogiada por amigos e autoridades. Foi vereador em três oportunidades, entre 1964 e 1969, foi reeleito de 1969 até 1973 e conquistou a segunda reeleição de 1973 a 1977. Ocupou o cargo de secretário em diversas pastas, como de Promoção Social, Saúde e Habitação, em especial durante o mandato do ex-prefeito Waldemar Costa Filho. Valle morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral e deixa a esposa Edna, com quem foi casado por cerca de 39 anos, o filho e advogado, Dirceu da Câmara Valle, três netos e dois enteados.
O velório realizado no plenário da Câmara Municipal reuniu dezenas de pessoas que foram prestar as últimas homenagens para o professor que ajudou a construir uma importante página da história de Mogi. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o vice-prefeito Antonio Cuco Pereira (PSDB), vereadores e diversas outras autoridades, como o delegado seccional Marcos Batalha, acompanharam a cerimônia. O enterro foi realizado no cemitério São Salvador.
Câmara Valle destacou que o pai dedicou a vida para ajudar às pessoas. "Aos 17 anos meu pai era diretor da lar dos velhinhos, que depois se tornou o Pró Mais Vida São Sebastião. Ele foi provedor da Santa Casa, vereador e secretário. Meu pai é um cara extraordinário", disse.
O vice-prefeito lembrou que Valle era muito meticuloso e dedicado no que se propunha a fazer. "Ele gostava das coisas muito bem explicadas, era um grande estudioso e gostava de discutir os assuntos da cidade", destacou. O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), afirmou que Valle "deixou sua marca e nome gravado na história de Mogi".
O presidente da Câmara, Antonio Lino da Silva (PSD) ressaltou o legado deixado pelo ex-vereador. "Ele trabalhou muito na questão da habitação. Sempre auxiliou o prefeito Waldemar. Dirceu era uma pessoa muito inteligente e teve três mandados na Câmara", lembrou. O vereador Marcos Furlan (PV) conhecia o professor desde a infância. "Nossas famílias são amigas. Quando foi vereador, deu o nome da rua Sebastião Furlan em homenagem ao meu avô", acrescentou.
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD) lamentou a morte de Valle. "Ele sempre foi uma pessoa simples, um bom vereador e fez um trabalho importante na área social, na época do Costa Filho. Mogi perde mais um dos seus grandes homens", ressaltou.
O diretor-presidente do grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes, destacou a importância de Valle. "Foi um político, grande profissional e além de tudo um amigo, cidadão mogiano que vai fazer muita falta. O valor de uma pessoas está naquilo que ela fez", disse. O amigo Joaquim Casado também prestou homenagens ao ex-vereador.
Também estiveram presentes no velório o ex-prefeito de Mogi, Junji Abe, os coronéis da PM Américo Massaki, e Carlos Nakaharada, e diversos membros da magistratura e da classe dos advogados.