A quantidade de contribuintes de Suzano que devem Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) atualmente chega a 29%. Índice foi apontado em levantamento realizado pela administração municipal e corresponde a aproximadamente 30 mil pessoas. A prefeitura justifica que, além dos impactos da crise financeira que afetam todo o País e da falta de mais repasses à cidade, essa inadimplência dificulta ainda mais a aplicação dos recursos em serviços como saúde, educação e infraestrutura.
Anualmente, Suzano lança 106 mil carnês de IPTU e por causa do não pagamento fica impossibilitada de investir cerca de R$ 25 milhões. Com esse montante, o município teria a oportunidade de construir cerca de 21 quilômetros de vias pavimentadas por ano.
Para incentivar o pagamento e a retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Suzano vem dando a oportunidade de o munícipe inadimplente quitar suas dívidas por meio do Programa de Recuperação e Estímulo ao Pagamento de Débitos Fiscais (Refis). Os valores podem ser pagos com até 100% de desconto em juros e multas ou parcelados em até 48 meses.
O programa foi prorrogado até o dia 30 de dezembro. Assim, o contribuinte que ainda não quitou suas dívidas com o município tem tempo de aderir ao programa. Basta procurar a Central de Atendimento da Receita da prefeitura e negociar os impostos. Os interessados devem comparecer ao Edifício Nacional, localizado na rua Baruel, 430, no centro, e apresentar documentos pessoais e boletos referentes aos débitos. O prédio funciona das 8 às 17 horas.
Os recursos do IPTU são aplicados em pavimentação de ruas, coleta de lixo, obras de infraestrutura, iluminação, construção, reforma e ampliação de escolas e creches, projetos habitacionais para a população de baixa renda, construção de postos de saúde, entre outros.