Conselho Tutelar
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), em entrevista à jornalista Marilei Schiavi ontem, disse que a eleição para o Conselho Tutelar por meio do voto direto é "equivocada". Segundo ele, a escolha dos conselheiros deveria ocorrer por meio de concurso público. Ele comentou as denúncias sobre candidatos que levaram vans com eleitores, o que é proibido, e as filas para votação em frente às escolas.
Obrigação
"A obrigação do vereador é denunciar os problemas ao Ministério Público e pedir a impugnação do candidato que utilizou este recursos. Enfim, como tudo na vida, é muito fácil você criticar o feito. É mais difícil você preparar para fazer", avaliou o prefeito.
Equívocos
"É fácil apontar os equívocos e eu sou o primeiro a apontá-los ao dizer que o modelo de escolha dos conselheiros por eleição é equivocada", destacou o prefeito. "Não posso indicar alguém para ser representante do meu bairro no Conselho Tutelar. Esta escolha deveria ser técnica, afinal, os conselheiros irão lidar com crianças de áreas de vulnerabilidade social e eu não posso avaliar os critérios técnicos por meio de uma eleição direta. Deveria ser por concurso público, onde existe uma análise técnica, e de conhecimentos específicos".
Emprego
Para Bertaiolli, a eleição direta para o Conselho Tutelar, promovida pelo governo federal, se transformou em uma "eleição de vereador". "A cidade precisa de um conselheiro preparado psicologicamente e culturalmente para cuidar de criança e não alguém que precisa de um emprego, como ocorreu. Mesmo que exista a pré-qualificação dos candidatos, ela não é a ideal. Deveria ser por meio de concurso público. Não se pode responsabilizar os municípios pela eleição ter se transformado em uma campanha em busca de emprego", avaliou.
Atribuição
"A organização das eleições pelos municípios foi atribuída pelo governo federal de forma bastante dura, quando transferiu a responsabilidade. A Prefeitura é responsável por colocar a urna, o mesário e esperar que as pessoas votassem. Há uma distância muito grande ao atribuir à prefeitura a responsabilidade sobre a conduta de um candidato".
GNT
Amanhã, a partir das 10 horas, uma equipe da GNT, responsável pela produção do programa Food Truck - a Batalha, estará em Mogi para gravar uma edição do programa. Eles trarão dois Food Truck, que serão instalados em frente ao Centro Cultural, onde serão produzidos e comercializados os pratos, que, provavelmente, serão à base de cogumelo. Os produtos serão comprados no Mercado Municipal, valorizando assim, o comércio local.