O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) vai apresentar uma indicação para que a Prefeitura de Mogi das Cruzes isente os comerciantes da praça Sacadura Cabral, na região central, do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
De acordo com o parlamentar, a medida é uma forma de minimizar os impactos sofridos pelos lojistas com o início das obras da passagem subterrânea, que devem ser concluídas apenas em dezembro de 2017.
Nogueira informou que o projeto foi previamente apresentado ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Caso seja colocado em prática, apenas os imóveis comerciais serão beneficiados. "Conversei com o prefeito na semana passada e ele entendeu que os comerciantes estão sendo 100% prejudicados. Todos os comércios que estão localizados em frente à obra serão beneficiados com a isenção", esclareceu.
Segundo o vereador, o principal transtorno encontrado pelos comerciantes da área da praça Sacadura Cabral é a queda no movimento de pedestres. "Não cheguei a contar, mas acredito que entre 20 e 25 imóveis serão beneficiados. Nas obras da rua Professor Flaviano de Melo, por exemplo, os comércios foram afetados, mas não houve o impedimento total de pedestres. Outro agravante é que esta obra vai levar mais tempo para ser concluída", afirmou. 
Na indicação que será apresentada pelo parlamentar, ele solicita que "seja providenciado com urgência o estudo de viabilização e aprovação de isenção no IPTU para os comerciantes". Desde que a construção da passagem subterrânea foi iniciada, a grande preocupação é justamente com a queda nas compras.