O uso do aparelho ortodôntico não se limita apenas ao alinhamento dos dentes, visando uma melhoria estética. O tratamento para correção dos dentes deve estar focado na parte funcional, que é a mais importante para a manutenção da saúde dos pacientes.
"O paciente precisa saber que o tratamento não é apenas estético, visando o alinhamento para evitar, por exemplo, o bulling que as vezes uma criança sofre por ter dos dentes tortos. Está relacionado à saúde de uma forma geral. A dentição prejudicada pode causar ronco, afetar a respiração, a deglutição dos alimento, a fala, entre outros problemas", detalhou o dentista e responsável pela clínica Sorridents de Itaquaquecetuba, Everton Levi Araújo.
Segundo o profissional, dentes mal posicionados prejudicam a digestão dos alimentos. "Os dentes ajudam na deglutição. Com eles desalinhados a alimentação não acontece da maneira correta, ou seja, o paciente então terá uma má digestão, podendo causar problemas estomacais e de intestino", explicou.
Dores de cabeça e enxaqueca também podem surgir. "O dentes tortos podem prejudicar a articulação que movimenta a mandíbula. Por isso reforçamos que o tratamento com aparelhos vai muito além da parte estética".
O dentista destaca a importância da avaliação para que se identifica a necessidade de possível correções nos dentes.