O Departamento de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes interditou ontem, por falta de higiene, um estabelecimento comercial localizado no entorno da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, no centro da cidade.
O comércio  fica na mesma região onde teria sido filmada uma mulher pendurando em um varal o que parece ser rato. O vídeo que mostra ela retirando objetos do varal e colocando-os em um pote se espalhou rapidamente pela Internet. Há quem acredite que ela pendurava ratos com ganchos. Outros citam peixes.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde disse que a Vigilância não flagrou a situação que diz respeito aos animais em nenhum dos quatro estabelecimentos analisados no trecho visitado (uma pastelaria, uma lanchonete e dois bares) e ressaltou que a interdição ocorreu "pela falta de higiene".
O departamento lembrou ainda que o povo japonês ou chinês tem o costume de secar ao sol carnes como as de peixe e porco, não tendo condições de identificar quais animais eram mostrados.
Anos atrás, conforme o órgão, já havia sido feita uma denúncia parecida contra um destes estabelecimentos. Mas, desta vez, o fato não chegou a ser comunicado à Vigilância Sanitária. A vistoria, realizada na manhã de ontem, fez parte, portanto, de um trabalho de rotina.
"As pastelarias e lanchonetes da região central, assim como os comércios de alimentos em geral, são vistoriados com frequência e também atendendo às solicitações, não tendo sido encontrados, até o momento, produtos proibidos. As denúncias à Vigilância Sanitária devem ser registradas na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162", detalha a nota.