Os vereadores da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal criticaram o encaminhamento de pacientes com câncer de Mogi das Cruzes para atendimento fora da cidade. O problema foi noticiado pelo DAT na edição de ontem. O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis havia revelado que dos 188 mogianos que estão em tratamento contra o câncer, 117 são atendidos em São Paulo e Guarulhos. O presidente da comissão, o vereador Francisco Bezerra de Melo Filho (PSB) afirmou que vai discutir o assunto na audiência pública de prestação de contas da Saúde que será realizada no dia 29.
Chico Bezerra destacou que a comissão deve fazer um pedido em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para pedir providências à Secretaria Estadual de Saúde. "Fiquei surpreso com esses dados. Tínhamos a promessa que os pacientes com câncer seriam atendidos no Hospital Luzia de Pinho Melo, e que apenas alguns casos específicos seriam encaminhados para São Paulo. No entanto, mais de 50% das pessoas estão sendo tratadas fora de Mogi, isso é um é absurdo. Espero que a direção do Luzia se arrependa e cumpra o que foi combinado", informou.
O vereador e membro da comissão, Claudio Miyake (PSDB) afirmou que a situação gera dificuldades e transtornos aos pacientes. "Tive a oportunidade de conversar com o secretário Cusatis que comentou das dificuldades que estão sendo enfrentadas pela Prefeitura. Essa é uma questão prolongada, não é problema de uma semana ou mês. Não tenho conhecimento sobre as justificativas da Secretaria Estadual de Saúde, mas o que queremos é que os pacientes de Mogi sejam tratados na cidade, como havia sido combinado. Temos que inverter a situação e fazer com que a maioria das pessoas passe a ser atendida em na cidade", ressaltou Miyake.