Em 15 dias será iniciada a perfuração da segunda área da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral. O trabalho começará na rua Hamilton da Silva e Costa, depois que a demolição de quatro imóveis for concluída.
Ontem, a perfuração do primeiro túnel foi iniciada na rua Doutor Ricardo Vilela. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos entre o fim do ano e início de 2016, para que as escavações possam ser iniciadas. A previsão é que o primeiro túnel seja entregue no fim do próximo ano.
Grande parte das pessoas que circulava ontem pela praça pararam para observar a movimentação de operários e as grandes máquinas instaladas no que, algumas semanas atrás, era um trecho da rua Ricardo Vilela. Em paralelo ao trabalho de perfuração, uma máquina demolia os imóveis da Hamilton Costa.
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) vistoriou a obra. "A demolição começou há cerca de 15 dias. Primeiro foram retirados os materiais recicláveis, como ferro, portas e madeira. Agora, que só sobraram as paredes, a máquina entrou para terminar a demolição. Ainda não encerramos setembro e ela já está caminhando bem. Nos próximos 15 dias, vamos ter uma outra frente de trabalho igual a da rua Ricardo Vilela, com máquinas perfurando o lado do Mogilar. Até o fim de outubro, teremos a área da Hamilton Costa limpa e uma frente de trabalho em ação", disse. 
Bertaiolli destacou que as obras estão em ritmo acelerado e avaliou que o trânsito está fluindo com tranquilidade. "Esperamos que as intercorrências naturais, como obstáculos encontrados na terra, chuvas e conflitos com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não atrapalhem. Agora, não temos nada que impeça fisicamente a execução do túnel", destacou.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, informou que o traçado de um dos túneis passará por uma alteração sugerida pela CPTM. "Por algumas exigências da companhia, a vala a céu aberto andou cerca de 20 metros além da rua Brás Cubas. Isso não altera em nada a obra, somente o projeto da superfície será modificado", esclareceu. Chavedar afirmou ainda que não existe uma data para que a passarela da companhia seja retirada.
O primeiro túnel será escavado em dois pontos, um pela rua Ricardo Vilela e outro pela rua Hamilton Silva e Costa. A ideia é que as duas frentes de trabalho se encontrem na altura da área da CPTM. Nesse primeiro momento, uma máquina será responsável por fazer as perfurações e criar a estrutura que sustentará a próxima etapa, que é a escavação.